segunda-feira, setembro 14, 2009

Adaptação

De facto, por vezes pensamos e damos por certo algumas coisas, mas elas acabam por não serem assim tão lineares.

Eu, mãe "empenachada" há quase dois anos e meio, julgadora convicta de personalidades, não hesitando portanto em distribuir a minha opinião acerca disto ou daquilo, acabei por me enganar redondamente acerca dos meus ricos filhos.

Passo, a explicar:

Sempre julguei que ia ser ao pequeno Locas, passarinho louro, a quem mais ia custar a adaptação na escolinha. Erro, grande erro, aquele pequeno guerreiro surpreende-me a cada dia que passa e lá se adaptou (ainda que resignado) à permanência naquele lugar estranho (leia-se escola). De manhã quando os tiro do carro, é o meu amparo, porque a pequena M. só quer "colito", e a mãe para levar a mochila e a moça, não tem muito mais mãos disponíveis, pelo que o pequeno/grande L. para ajudar vai sózinho a puxar o seu troley, com a cabeça bem erguida. Engraçado que parece um homenzinho pequenino...

A pequena M. por seu lado, anda a dar-me que fazer. Começa logo o dia a dizer que não quer ir para a escola, que não quer ficar lá sozinhinha, etc, etc. Para ela lá ficar é preciso mil e um estratagemas, para que a moça passe para outro colo que não o meu sem fazer grande alarido. Inevitávelmente já ficou a chorar... Agora, o mais importante, é que deu-lhe para retroceder, ou seja, já fazia o xixizinho e o cocozinho sózinha e pedia e sabia pedir muito bem, mas agora dá-lhe para fazer pelas pernas abaixo e dizer que "já fazi", logo a seguir a lhe termos perguntado se não queria ir fazer. Confesso que me passo... Porque sinto que ela está a fazer de propósito, mas não sei como agir... Ás vezes lá lhe dou uma palmada no rabo, mas depois fico a pensar que se calhar nem devia ter feito aquilo.

Isto de ser mãe é de facto muito complicado, ficamos sem saber a melhor maneira de agir em tantas situações, se castigamos ficamos com o coração apertado, se não castigamos ficamos a pensar que estamos a ser moles demais e que temos de criar regras...

Hoje foi sózinha para a escola (o pequeno L. está enfebrado), foi o pai levá-la, ficou a choramingar... Dormiu mal de noite, acho que foi porque ontem lhe disse que hoje ia para a escola, passou a noite a chorar e a chamar pela mamã... Podia tê-la deixado ficar com o irmão, mas acho que quanto mais depressa se habituar à escola melhor, e as interrupções nesta fase são sempre contraproducentes... Sei lá se fiz o melhor?!

Beijos a todas

7 comentários:

Nina disse...

:) Muitas vezes tenho eu falado em ti/vós...sobretudo quando o sr Diogo me põe os cabelos de pé...a casa em pantanas...e vem, sorridente, a dizer-me que fez asneiras, para chamar a minha atenção.
Continuo a dizer que o meu maior sonho era ser mãe de gémeos...mas é melhor nem pensar o que seria a minha vida sozinha com dois Diogos.Lol. Por outro lado, sempre que falas nos teus dois meninos, que te enchem a alma, mesmo que te arreliem, repenso neste velho sonho. Estaria louca, talvez, até porque estes miúdos vêm sem livro de instruções e eu, tal como tu, ora me sinto a melhor mãe do mundo, que está a fazer tudo certinho...ora, a pior, porque tenho que dar palmadas(muitas) e castigar.
Estes piolhos safados sabem bem como nos dar a volta e nos "partir o coração"...Olha logo que dois foste a arranjar!:)
A estas horas, a Sra.Dª M está, certamente, em grande algazarra com os amiguinhos, enquanto a mamã, a trabalhar, se encontra cheia de remorsos. (Bem-vinda ao clube!Lol! O meu piolho já passou por essa fase de adaptação, mas nem sempre lhe apetece ficar. Hoje até estou por casa, mas tenho tanto que fazer que não me podia dar ao luxo de o ter aqui.:))
Logo, quando a fores buscar, dás-lhe aquelas beijocas repenicadas e amanhã é outro dia.
P.S: Descanso, sossego e tranquilidade são palavras que não mais conheceremos...mas conhecemos outras que se sobrepõem a estas.:)
Xi aos 4 dos 2

Yami disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana Pina disse...

Tarefa complicada..........
Pois amiguita, isto de ser mãe é a melhor coisa do mundo, mas nestas alturas o coração fica tão pequeninooooooo...
Só tu saberás qual a melhor regra a impores mediante o feitio dos teus filhotes, como sabes as crianças são todas diferentes, mas acredito que estás a fazer o teu melhor, ou pelo menos o que achas ser melhor para eles.

Deixo-te um xi-coração cheio de força
Susana

Ruby disse...

Agora que sou mae, consigo compreeender determinadas situaçoes que via quer na rua de outras maes, quer com os meus sobrinhos, nem sempre conseguimos fazer o que idealizamos quando pensavamos ser maes, so para te dar um exemplo, eu dantes fazia-me confusao o meu sobrinho dormir com a minha cunhada, mas hoje compreendo-a porque as vezes para nós descansarmos a Ines tb têm que dormir connosco.

Uma tarefa complicada esta nossa de Mae, mas muito gratificante qunado vemos os sorrisos deles, os abraçinhos os beijinhos.

As melhoras e boa adpaptaçao

Anna72 disse...

Ora aqui está um assunto sobre o qual tenho um óbvio desconhecimento.

Porém ao longo destes anos como leitora assídua dos teus textos, pude perceber que és uma pessoa sensata e, como tal, tenho a certeza de que estás a desempenhar o teu papel de mãe na perfeição. As teorias são muito bonitas mas, na realidade, cada um é que sabe de si.

Espero que a M. consiga adaptar-se rapidamente e que o L. já tenha recuperado totalmente.

Beijocas!

Angela disse...

Acho que é a pergunta que está sempre gravada na nossa cabeça "Será que fiz bem ?".Não sabemos nem temos como saber.O segredo acho que está em darmos o nosso melhor, seguir os nossos instintos. És uma boa mãe, é visivel, só pelo que escreves aqui no teu cantinho.
A adaptação à escola é dificíl para todos, nós inclusivé, mas acaba por entrar nas nossas rotinas. A Ritinha agora já gosta muito de lá ficar,mas também choraminga de vez em quando.
A mim ainda me custa todos os dias lá deixá-la, vê lá, já lá vai um ano e tal.
Beijos e boa sorte, o resto tu tens.

bolinha de sabão disse...

O amor também faz parte do educar e o educar deve ser feito com amor.
O resto vai-se construindo em conjunto!
Beijinhos***