segunda-feira, junho 02, 2008

Não sei se é de mim

Mas, todo este "show off" à volta da selecção portuguesa de futebol com carácter de palhaçada dá-me uma azia daquelas.

Não se compreende, que num país que se afunda a uma velocidade superior à do Titanic, onde nos poucos barcos salva-vidas existentes vão somente aqueles cujas contas chorudas estão bem guardadinhas em off shores, e uma grande parte da população está já perto de atingir um limiar de pobreza condizente com os países de terceiro mundo, que se faça tanta palhaçada e gasto desmedido para umas dezenas de pessoas, cujo único valor é tão só e somente andar a correr atrás de uma bola e dar uns chutos que por vezes são bem sucedidos e a dita até entra na baliza do adversário (isto já para não falar da respectiva comitiva que acompanha os ditos, que até o "chef" é do mais caro que existe).

Não concordo! Quando vejo hospitais e escolas a cairem por falta de manutenção;
Não concordo! Quando as listas de espera para cirurgias e para simples consultas de especialidade é de meses quando não de anos.
Não concordo! Quando tenho de encher o depósito de combustível do meu carro;
Não concordo! Quando pelos meus 2 filhos recebo de abono de família 40 euros;
Não concordo! Quando existem pessoas reformadas a viverem com reformas de 150 euros por mês;
Não concordo! Por tantas e tantas coisas que se as fosse dizer todas ficava aqui a escrever uma semana inteirinha.

No entanto, o povo, adora isto. Acotovelam-se para poderem nem que seja apenas vislumbrar aqueles cujos salários em conjunto deve ser superior ao PIB português. Gastam o pouco que ainda têm para ir ver passar o autocarro pago com o suor de todos nós, onde somente se vislumbram os semblantes de óculos escuros de marca, cujo valor de aquisição daria para manter quase uma família.

E acenam (os que acenam) enfastiados pelo povinho... Que maçada... Vamos lá acenar aos pacóvitos...

E pagamos nós: Os aviões fretados, os hotéis de luxos, a comitiva, os prémios de jogo, e fazem-se filas para os ver... Mas ver o quê pergunto eu? Ver o quê?

A nossa selecção porventura já ganhou alguma coisa digna desse nome? No máximo um segundo lugar no europeu de 2004, e mais o quê? Um 4º lugar no mundial? E são heróis? Heróis de quê? E quem salva vidas todos os dias? E quem descobre medicamentos que podem curar e/ou melhorar a qualidade de vida de doentes com doenças incuráveis... Esses o que são?

Quando estudava, nunca recebi prémios ou gabões por tirar esta ou aquela nota mais alta. O que recebia era um: "Ísso é o que tu fazes, e só fazes isso, por isso não estás a fazer mais do que a tua obrigação!" - e hoje em dia é por esse lema que reitero os meus princípios, o que faço tenho de fazer bem, até porque é para isso que me pagam. E se alguns conseguem fazer e também tenho de conseguir fazer igual ou melhor.

Então porquê receber em apoteose quem nunca sequer foi o melhor?

Não julguem por isto que escrevo que sou contra o futebol, antes pelo contrário, quando posso vejo os jogos e vibro também. O que acho, e isso sim, é que o que se move à volta de pessoas que simplesmente correm atrás de uma bola é muito exagerado.

Isso mesmo se demonstra naquele spot publicitário em que se vê o povinho a empurrar o autocarro pela estrada fora e os tipos lá dentro "numa boa". É de facto demonstrativo, não daquilo que pretende demonstrar, mas da mentalidadezinha que nos move. E porque não puseram os tipos a empurrar também???

Beijos a todas

15 comentários:

Anna72 disse...

Quando vejo o anúncio dos tolinhos a empurrar o autocarro penso sempre que é devido ao preço do gasóleo... já nem a selecção tem dinheiro para o gasóleo :P

Tens toda a razão. Ainda ontem comentei com o meu companheiro de aventuras que só faltou filmarem os jogadores no W.C.!

E coisas importantes como a caminhada da APF passam despercebidas... Mas o povo é feliz assim! Que se há-de fazer?...

Beijocas

Lília disse...

Minha querida,

É o país que temos...
Ninguém se mexe para as chamadas grandes causas, ninguém, mas para passar horas a fio à espera de ver passar um autocarro que demora apenas 1 segundo a passar por eles já são capazes de sairem de casa.

Ontem fui ao Parque das Nações à tarde para passear um pouco, e no regresso a casa a 2ª circular estava completamente entupida de carros, parados, com a malta fora dos carros para ver passar um autocarro.
Haja paciência para tudo isto, muita paciência mesmo...

Beijos grandes,
Lita

Susana Pina disse...

E eu sublinho cada palavra escrita aqui, no teu cantinho.
De facto eu também sou contra esta euforia toda quando quem ganha os Eurozões são eles. Este é o seu trabalho (muito bem pago por sinal), por isso só terão que dar o seu melhor.
Hà uns dias estive a ver a vida pessoal dos jogadores, realmente é indecente tanta riqueza para dar uns chutes numa bola, ecom tantas pessoas a passarem fome.
Eu não me mxo do meu cato para ir ter com eles a lado nenhum, era só o que faltava...
Bjs para ti amiga
Susana

Nina disse...

Concordo em absoluto com tudo o que dizes e mais me irrita ver a pretensão destes tipinhos, de meia tijela, que se passam por vedetas.
Gostei muito da antiga selecção. Eram bem diferentes. Nunca fui de andar em filas atrás deles, nem nunca os vi pessoalmente, mas apreciava a sua humildade perante o público que os aclamava. Esta selecção de gentinha medíocre, composta por meninos da geração de 80, passa-me completamente à margem.
Xi coração apertadinho

tixa disse...

Concordo plenamente contigo... é que nem temos para onde "fugir" qd uma tv começa a dar todas dão aquelas palhaçadas... enfim é o pais que temos...
Bjcs enormes

Angela disse...

Eu adoro a selecção e vibro muito mais com esses jogos que com os jogos dos clubes, mas também achei um exagero estarem os 4 canais portugueses a seguir o autocarro de helicoptero até ao aeroporto, e acho um exagero esse "poder mediático" que dão a miúdos que ganham dinheiro fácil !!!
Istes espetáculos vêem-se muito é nos países da america latina e africa...e Portugal está a ficar como eles, que desgosto !!!
Comigo não contem.

Caroline disse...

gostei do que li aqui... não diria melhor...
O futebol é um mundo que move muito dinheiro... demais!
Com o que se vê no mundo... humpf*... é quase ofensivo :(

Beijos a ponderar

Sem Desistir disse...

Porque há que manter as hierarquias...lol
enfim...estou como tu amiga, não concordo por tanta coisa. Infelizmente vivmos num país de mediocridade, não há volta a dar...
Quanto aos jogadores de vinte e poucos anos a ganhar milhões de euros mensais...nem sequer comento.
bjs

coisascomgosto disse...

Subscrevo na TOTALIDADE!!!!!!
Sandra Vieira

R. disse...

Não poderia estar mais de acordo. Este é um comportamento terceiro mundista, que revela tacanhez e uma grande crise de valores. Por mais que se goste de desporto em geral e futebol em particular, por mais que se vibre com a Selecção, nada justifica o tempo de antena e o fanatismo a que se assiste. Confesso que fico preocupada com tamanhos desajustamentos.

um beijinho

P.S aproveito ainda este comentário para dizer que estava tudo fantástico no baptizado, o bolo ficou mesmo mto giro

Angela disse...

Privatizei o meu blog. Manda-me o teu email para montmorilonite@hotmail.com.
Beijocas

Anónimo disse...

Olá!
Apesar de gostar de futebol SUBSCREVO TUDO o que refere neste post.

Anónimo disse...

Apoiadissimérrimooooooo!
Bjo!

Criolinha

Sónia e MI disse...

Ora aqui está um post que demonstra em tudo o que eu sinto. E dizia o Ronaldo que se lhe pagarem 750mil euros/mês até muda para outro club que n me recordo agora qual... a reter foi mesmo o valor mensal que meu Deus até me causa nauseas.

Filipa disse...

Haja alguém que pensa como eu ... já me estava a sentir mal por ser uma unica alminha a não concordar com toda esta hipocrisia que rodeia a participação da nossa selecção no Euro 2008. Gosto da selecção, e espero que tenham muita sorte ... contudo penso que o nosso país tem outras prioridades .... todos estes euros gastos pela comitiva do Sr. Scolari seriam bem mais proveitosos se investidos naquilo que efectivamente este país precisa. Fiz alguns posts no meu Blog acerca desta minha "revolta" mas a euforia dos leitores sobrepos-se ao mais racional dos pensamentos!!!
Continuo a achar que embora em minoria, somos nós ... os iluminados!!

Parabens pelos leitores que tens ... afinal há por aí alguns iluminados!!! (lol)

Um grande beijinho