quarta-feira, outubro 10, 2007

"nascer prematuro"

Durante o tempo que estivemos na neonatologia, posso dizer que aprendi muita coisa. De facto, só quem passa por um serviço destes, tem noção de como é possível a vida humana ser ao mesmo tempo tão frágil e tão resistente.



Com os pipizes fora de perigo, pude "relaxar" um pouco mais, e pude começar a olhar ao que se passava à minha volta. Aos outros pais que ali estavam horas a fio, como eu, a guardar as incubadoras dos seus bebés. O que vi, deixou-me estarrecida. Existiam ali seres humanos tão, mas tão pequenos que julgava não ser possível existirem, quanto mais estarem vivos.



Bebés nascidos com 26, 28, 30 semanas de gestação, uns ventilados e cheios de tubos e sensores, outros somente com tubos e sondas... Impressionante, os meus perto daqueles eram uns gigantes e estavam definitavemente desenquadrados, e o meu sofrimento perto daqueles pais que ali viam os seus pequenos filhos a lutarem desesperadamente pela vida, um dia atrás do outro, uma semana atrás de outra era pequeno, muito pequeno.


Quem já passou algumas horas num serviço de neonatologia sabe que naquelas horas “mortas”, em que os bebés estão todos a dormir, aquele zumbido das incubadoras é bastante relxante para quem anda esgotado, e ao olharmos os bebés adormecidos, ao sentirmos o calorzinho da sala e ouvirmos aquele barulho, só apetece deitar e dormir também.


Nas horas das mamadas tudo se altera, o serviço parece uma colmeia que ganha vida de repente. Acendem-se as luzes, ouve-se o choro dos bebés, e vê-se uma grande azáfama de volta das incubadoras. Na maior parte estão lá as mães, ou os pais, ou ambos. No entanto existem aqueles abandonados pela vida e sorte que estão sózinhos, ao cuidado das enfermeiras, e que sózinhos permanecem durante horas e dias, porque ninguém está para perder grande tempo de volta deles, são condenados… Até para nascer é preciso sorte.


Durante os dias que por lá estive, existiram alguns episódios que me marcaram, falarei apenas de alguns para não ser exaustiva, porque poderia falar de eventos mais ou menos agradáveis durante horas a fio.


A Isabelinha era uma menina nascida com 29 semanas de gestação, já estava lá no serviço há 1 mês quando entraram os gémeos. Nasceu com 850 gramas de peso. Na altura estava já com 1300 grs. A mãe da Isabelinha era daquelas que estava lá de manhã à noite, tinha uma filha de 3 anos e era a minha “vizinha da frente” da M., a Isabelinha estava bem, respirava sem nenhum tipo de auxílio e estava só a aprender a “mamar” e a ganhar peso, mesmo assim era pequena, muito pequena. A mãe esforçava-se por lhe dar os míseros 20 ml por biberão, mas ela raramente conseguia mamar até ao fim, o resto lá tinha de ir pela sonda. Estava lá no dia em que pela primeira vez conseguiu mamar tudo até ao fim, foi uma alegria… Estava lá também quando a passaram da incubadora para um berço, outra vitória e outra alegria.


Outro bebé que estava lá nascido com 26 ou 27 semanas de gestação, micro, muito micro, não teve a sorte da Isabelinha, esse estava noutra sala, e apesar de estar lá já há algum tempo, o veredicto não era nada favorável. Estava lá por perto quando ouvi a médica dizer aos pais que ele teria lesões cerebrais irreversíveis. Fiquei gelada, não consegui evitar as lágrimas que me começaram a escorrer pela cara abaixo, fui para as minhas incubadoras e pedi com todas as minhas forças para nunca ter de ouvir um veredicto daqueles. Não consegui imaginar a dor daqueles pais ao saberem que o seu filho teria à partida, muito poucas chances de ter uma vida normal.


O caso que mais me impressionou foi o da Inês, menina nascida com o tempo de gestação todo mas com uma deficiência cardíaca grave, teria de ser sujeita a uma cirurgia de alto risco que teria de ser realizada no HSJ, estava ali apenas a fazer exames e a curar uma infecção grave que tinha apanhado. Para além do problema cardíaco tinha uma deficiência cromossomática, o que a impediria de, caso sobrevivesse, de vir a ter uma vida normal. Era uma bebé linda, gordinha. Era das abandonadas pela vida e sorte, nunca tinha ninguém com ela. E como se não bastasse o saber que o mais provável era ter poucos dias de vida, iria ter um sofrimento atroz numa cirurgia (a meu ver descabida porque sem grandes esperanças), aquela criança só tinha as enfermeiras para tratarem dela. Não tinha a mãe nem o pai, que devem ter preferido ignorar os seus problemas do que ficar um dia atrás do outro ao lado de uma filha que se sabia iria perecer ou na melhor das hipóteses iria ser um ser dependente e com graves problemas para o resto da vida. Era muito raro aparecerem por lá, acho que só os vi uma vez.


Tinha uma pena infinita daquela menina, mas ninguém se podia chegar perto dela, ou melhor dizendo, nos serviços de neonatologia ninguém pode andar a pairar pelas salas ou ir espreitar as outras incubadoras, temos de nos limitar às nossas, o que é muito correcto. Por isso, todos sabiamos da história da Inês, mas ninguém lhe podia dar um afago de carinho ou sequer ir vê-la ou falar com ela.


Perante estes cenários acho que me consciencializei que estava a ser lamechas demais, os meus pequenos estavam bem, eu dentro do possível estava a recuperar bem, e realmente dentro de tudo o que tinha acontecido tinha tido uma sorte incrível: Fiz uma FIV, engravidei de gémeos, um rapaz e uma rapariga, consegui aguentar a gestação até ás 36 semanas, tive 2 bebés grandes e eles estavam ali “alive and kicking”, e sobretudo ao que tudo indicava saudáveis e muito perfeitos. Era (sou) de facto uma pessoa com muita sorte.


Dediquei-me a gozar os meus bebés, e a apoiar quem precisava do meu auxílio. Quem me conhece sabe que sou extrovertida e durante os dias que estive na neonatologia e depois quando estive na fototerapia, conheci muita gente e conheci muitas histórias, posso gabar-me, ainda hoje quando vamos à maternidade do pessoal nos vários serviços se lembrar de mim e dos “gémeozinhos” (forma como eles os tratavam). As médicas ainda hoje, quando eles vão às consultas, dizem carinhosamente “os meus gémeozinhos”.


Quando saímos da neo, passamos para uma outra sala de cuidados intermédios, onde estavam os bebés a fazer fototerapia, os bebés que como os nossos estavam a terminar medicação ou aqueles bebés que estavam abandonados à espera que a Segurança Social os encaminhasse. Era a sala onde os bébés vinham receber os primeiros tratamentos depois de saírem do bloco de partos e antes de serem entregues às mães.


Felizmente, quando entramos estava só lá uma bebé a ganhar peso, e nos dias seguintes iam entrando uns para a fototerapia, outros com mazelas pós parto, mas na generalidade não estavam lá muitos o que me deixava mais sossegada. Primeiro por causa das doenças, segundo porque em termos de segurança, aquilo era menos restritivo que a neo, e tinha medo que alguém “arrancasse” com as minhas pérolas.


Enquanto lá estive apareceu um bebé que foi abandonado, tinha 2 meses, a mãe foi lá levá-lo, porque ele estava com o rabinho completamente em “carne viva”, e nunca mais apareceu, o petiz chamava-se Ivo, era louraço de olhos azuis, muito giro, e berrava como um possesso, passava o dia a berrar, não se calava com nada. As enfermeiras punham-no sem fralda com pomadinha e com o rabinho para o ar a apanhar o sol que entrava pela janela, para ver se cicatrizava o rabito, mas aquilo devia doer horrores ao petiz.


Este serviço era menos restritivo que a neo, ali estavam os bercinhos uns ao lado dos outros e iamos vendo e “olhando” pelos outros bebés quando as enfermeiras não estavam e os pais também não. Foi ali que dei banho aos gémeos pela primeira vez, e foi ali que eles usaram as primeiras roupinhas, não as deles, mas as do hospital porque não se podia levar nada de fora. Daí que andavam com roupas que eram doadas ao hospital e com fraldas do tamanho 2 porque eram as que existiam na maternidade, ainda assim, as enfermeiras sempre que chegava roupa da lavandaria deixavam-me escolher as “melhores” e mais bonitas para eles, eram uns doces.
Ali, compreendi também que se luta com dificuldades nas maternidades portuguesas, porque toda a boa vontade não chega, e se não fossem donativos de particulares e empresas e do próprio pessoal, aqueles bebés que ali estão internados teriam só “farrapos” para vestir porque o orçamento não chega para comprar roupa para os bebés, no entanto, o regulamento não autoriza os pais a levarem nada… É irónico. Compreendi também, que muita gente voluntariamente dá dias da sua vida, que poderiam ser passados de forma vazia, a ajudar a maternidade e aqueles bebés mais necessitados, fazem-se enxovais para bebés ali. A mãe que lá chegue sem nada saí de lá com tudo para o bebé, e infelizmente são muitas. As enfermeiras tiram do seu salário dinheiro para comprar lã, e as voluntárias fazem carapins, casaquinhos e calcinhas para dar aos bebés e para uso geral.


É incrível a forma carinhosa como os bebés são tratados, já nem falo dos meus porque nós estavamos lá sempre metidos e eles só de noite é que precisavam de mais atenção por parte do pessoal de enfermagem, mas falo de meninos como o Ivo por exemplo, posso dizer-vos que o miúdo berrava , berrava e berrava, e que nunca ouvi uma palavra mais exasperada por parte das enfermeiras, tinham lá uma espreguiçadeira e estavam sempre a abanar o Ivo enquanto davam o biberão a outros bebés.


Passados uns dias já eramos “tu cá tu lá”, e os pipizes eram o “ai jesus” do pessoal, eu já cirandava por lá para dar uns abanões ao Ivo quando elas estavam ocupadas e os meus estavam a dormir e nas horas mortas dávamos 2 dedos de conversa. Quando viemos embora, as enfermeiras e as voluntárias ofereceram-nos uns carapins para cada um: “Para recordação” disseram elas… E como recordação estão guardados junto com as pulseirinhas do nascimento e as placas que tinham nas incubadoras a dizer “1º gémeo” e “2º gémeo” e as primeiras roupinhas que eles vestiram por breves instantes.


Já lá voltei para dar roupas dos pipizes que não servem, e tenciono voltar a dar mais roupa, porque está nova e servirá para vestir bebés que como os meus lá estão internados ou cuja família tenha necessidade, e é melhor do que ficar a “mofar” dentro de uma caixa.
De uma coisa tenho a certeza, se tivesse algum tempo livre, era lá ou noutro sítio semelhante que o passaria.

Beijos a todas


PS: A Inês, soube mais tarde que sucumbiu aos 2 meses de vida, depois de uma cirurgia de 9 horas ao coração, à qual sobreviveu. Morreu de outro tipo de complicações, sózinha. Os pais foram levantar o corpo e devem tê-la enterrado como indigente num cemitério qualquer. Apesar de tudo foi um final feliz para ela...

PS2 Para quem não reparou a título tem o link de um blog sobre prematuros, passem por lá, ficam com uma idéia do que estou a falar.

47 comentários:

aminhacaramela disse...

Realmente somos umas sortudas e os nossos bebés também!!!
São estas histórias que nos fazem repensar na nossa vida!!
Beijos do meio do Atlântico!!
Sani

R&L disse...

Pois, num hospital privado nunca temos noção dessa realidade. Há sempre bebés que permanecem sozinhos, mas de vez em quando lá aparecem os pais. Enfim, as dificuldades a nivel de roupas não existem e outras tantas "situações" não acontecem. Normalmente não nos conseguimos aperceber dos diagnósticos dos outros bebés... É uma realidade cor de rosa e virtual, mas na minha opinião, bem mais soft para quem acaba de passar por um periodo de uma forma ou de outra algo complicado.

Beijos 4x4

Nina disse...

E eu que vinha aqui, apenas, para te deixar um beijinho e te agradecer o comentário deixado no meu cantinho, saio daqui a chorar!
É o que eu digo, sempre! ´Por pior que seja a nossa história, há sempre histórias piores do que a nossa e é nelas que devemos retirar ensinamentos, força e agradecer!
A tua história era bem pior do que a que tive naqueles 5 dolorosos dias no hospital...a tua, bem melhor do que a do Ivo, ou da Inês(embora, pense como tu: acabou por ter sorte!)!
E as histórias da nossa vida também seguem este rumo(lembras-te do que te dizia há dias?!)...
Beijinhos grandes dos 3/4
P.S: quem sabe, um dia, não venhamos a fazer parte destas almas que tanto ajudam os outros!(é o meu sonho, desde tenra idade!)

Ser Prematuro disse...

Boa tarde, parabéns pelo blog que desconhecia mas vou passar a "ver" atentamente. Sou enfermeiro de uma UCIN e o autor do blog ser prematuro que refere no post. Obrigada pela "publicidade" ao blog que eu faço em dedicação a todos os pais de bebés prematuros e não só ...
Fica o convite a todos(as) os visitantes deste blog a passarem por lá e caso estejam interessados(as) a colaborar..
Paulo Silva

Carla disse...

Não tenho palavras para te descrever o que senti ao ler este teu post. Realmente temos muitas Graças a dar a Deus. A minha sobrinha também esteve na neonatologia durante 7 dias e a minha irmão quando chegava a casa à noite vinha sempre com a lágrima nos olhos por deixar lá a nossa princesa. No entanto, dizia-me que haviam lá bebés entregues às enfermeiras o dia inteiro.
Se eu pudesse acredita estava sempre do lado desses anjinhos tão desprotegidos.
Beijinhos cheios de carinho para os três.
Carla

Anna72 disse...

Obrigada por partilhares connosco esta experiência. Por muito que nós possamos imaginar como é nunca teremos noção da realidade e testemunhos como o teu são muito úteis.

Já tinha visto uma reportagem sobre os enxovais e a abnegação desses profissionais de saúde que são verdadeiramente merecedores do uniforme que envergam.

A forma como relatas tudo o que passaste e observaste é serena mas ao mesmo tempo espelha uma realidade dura. Infelizmente nem todas as crianças têm a sorte de ter pais como os do L. e da M. É muito triste...

Beijocas para ti e para os "gémeozinhos" guerreiros ;)

Fatima disse...

tenho acompanhado o relato e as lágrimas teimam e rolar pela minha cara...


Beijos Nossos

Sonia&Mi disse...

As lágrimas não puderam deixar de me chegar aos olhos. Passei pela neonatologia pelos problemas de respiração da Mi, as 10 horas de vida. Cada caso que referes me fez lembrar os que por lá vi. Até o da menina que esteve sózinha; havia um menino nas mesma condições ao lado da Mi.

São episódios, vivências que nos marcam para sempre e que nos fazem crescer como ser humano.

beijos muito grandes, estamos, finalmente, de volta!

Bem Me Queres disse...

Simplesmente não consigo escrever nada....as lágrimas dominam-me!

Sem Desistir disse...

Como referis-te e bem "Até para nascer é preciso sorte!"
Sem mais palavras...bjs

Barriguita disse...

DEIXAS-ME SEMPRE DE LÁGRIMAS NOS OLHOS... recordo os 5 dias do Pedro na neonatologia. O que para mim era o fim do mundo, para algumas mães que lá estavam era algo bem fácil. Nunca cheguei a ver o Pedro na incubadora, esteve sempre no berço e era irónico tê-lo ali, tão grande e rechonchudo, ao lado de bebés minúsculos e tão prematuros...
Admiro as enfermeiras... o carinho que dão aos bebés. Cheguei a falar com elas sobre isso e uma deles disse-me que não conseguiria trabalhar noutra unidade... "aqui lutamos pela vida!"
apesar de tudo, tivemos sorte. e é isso que nos torna fortes e nos faz dar mais valor à vida.

beijocas

Tixa disse...

Minha querida fiquei com o coração apertadinho... estou de partida para a minha 2ª FIV em busca do sonho... e o medo aperta...e se...
Mas são relatos como os teus que me dão forças... e me fazem acreditar... obrigada...sem palavras...
Um bj enorme

Anokax disse...

Não imaginas sequer o que realmente se passa....
Tão pequenos e tao indefesos...
*Beijo *

Susana Pina disse...

Mais uma vez estou lavada em lágrimas.
Nós nem temos a noção da realidade da vida.
Estou com uma enorme vontade de ir a essa maternidade e encher aquelas crianças de mimos de afecto, de beijos, de roupa, de tudo, tudo o que elas merecem e que nunca tiveram oportunidade. E quantas maternidades? E quantas crianças existem por aí? Meu Deus, estou enternecida com o teu post.
É uma lição de vida, o que nos deixas aqui. Tantas vezes damos importância a coisas tão minimas...
Um bj muito doce, para a mamã e para os meus sobrinhos lindos
Susana

kitty disse...

As emoções baralhadas...
Os olhos húmidos...
Ainda hoje recordo o Ludgero (não sei se se escreve assim) que conheci na neonatologia durante um estágio em 1992, filho de uma mãe adolescente e com problemas psiquiátricos. Pegava-se nele com uma só mão...
São momentos que marcam...

Beijinho

Ser Prematuro disse...

Boa noite, venho mais uma vez dar-lhe os parabéns pelo blog. Adorei este seu testemunho e gostaria muito, caso concorde, de o publicar no meu blog ou então colocar um link para o seu blog.Aguardo resposta.
Paulo Silva
serprematur@clix.pt

Ser Prematuro disse...

Ops,
só queria corrigir o mail:
serprematuro@clix.pt

amora disse...

Que post magnífico, como aliás é teu hábito! É verdade que não podemos sempre saber tudo, que não podemos conhecer todas as realidades, mas a questão está em, quando confrontados com elas, as expormos ao mundo para que outros a conheçam. E isso tu fizeste divinalmente!

Obrigada!

beijo grande

Pensamentos Felizes disse...

Obrigada por partilhares connosco a tua história de vida...
beijinho

MC disse...

Muito comovente o teu depoimento. Muito mesmo.

Um beijinho

Mocas

Ana disse...

Na maternidade apenas passei duas noites, sendo que a primeira foi a que a Nô nasceu... Apenas conheci a minha companheira de quarto e o Diogo o seu bebé.
Cada dia acho que tive mesmo muita sorte... a minha filha nasceu saudável e teve alta muito antes de mim, come bem, dorme bem e posso ir a todo lado com ela a reboque que ela é uma querida...

Beijocas para os gémeosinhos :****

Pensamentos e Cª disse...

Senti-me muito emocionada ao ler este teu post. Não pude evitar q as lágrimas me caíssem, e mais ainda qd fui ler o blog Nascer Prematuro e conhecer algumas das histórias de sucesso. Infelizmente nem todas as histórias têm um final feliz.
Um beijo grande
Alexandra

Lita disse...

Fiquei muito emocionada ao ler as tuas palavras. Deste um belo testemunho da fragilidade da vida e de quão importante é a estrela que nos acompanha, desde o início! Até para nascer é preciso ter sorte, tens toda a razão!

Um beijo grande para ti e para os teus bebés.
Lita

cris disse...

É tão cruel saber que nem todos têm a companhia daqueles que mais deveriam amar aqueles seres.... até para nascer é preciso ter sorte.
Beijos inconformados com esta realidade

YAMI disse...

O amiga
Este post tocou-me muito...
A pessoas com muita sorte na vida e tu e eu fomos umas delas..

è impressionante o que a vida faz á algumas pessoas..

Um grande beijo e obrigada pr tudo..foste de facto fabtastica neste post..
beijos
yami

1gota disse...

Já há muito tempo que não vinha cá...E estive a ler os últimos posts dos primeiros tempos dos gémeos.
Emocionei-me ao ler a tua história, a luta de tantos, os dias sem fim.
Parabéns pelos teus meninos lindos que são uns lutadores como a mãe! :)

:*

Mariazinha disse...

Olá

Li todos os teus post do teu parto e com enorme emoção foram e são uns grandes pais que sofreram bastante,mas hoje têm a vossa recompensa os vossos filhos, lindos e com muita saude.

Obrigada por teres partilhado a vossa experiência com todos nós.

Passa no meu cantinho tens lá um minho para ti.

Beijocas e muita Felicidade para voçes os 4

Mariazinha

Luna disse...

lindo o que descreves-te, sniff fiquei com lagrima no olho
bjos
Luna

Anónimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin[/url] gives you a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that allows you to make a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] also gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Finally,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]

Anónimo disse...

The French gourmet cheese Bleu d'Auvergne has a wonderful aroma, a rich taste; the saltiness increases with the incidence of veining. The overall flavor is piquant but not overly sharp. Bleu d'Auvergne started life as an imitation of Roquefort, using cow's milk in place of sheep's milk. Legend has it that a peasant, around 1845, decided to inject his cheese with a blue mold that he found growing on his left-over bread (the motto being, waste not, want not). And thus, the gourmet cheese Bleu d'Auvergne was born. This French gourmet blue cheese comes from the region of Auvergne and the cheese is made from milk of Salers and Aubrac cows. The rind is very thin and so the cheese is usually wrapped in foil. The cheese is rich and creamy with a pale yellow color and scattered holes and well-defined greenish-blue veining. We cut and wrap this cheese in wedge of 8 ounces and 1 pound.

buy fresh blue cheese

[url=http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx]buy fresh blue cheese[/url]

http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx

Anónimo disse...

Hello,

I am Sabrina Rojas, Affiliate Executive of usainstantpayday.com, world’s largest bad credit loans community. I came across to your site and I must say that you have got an amazing site that has attracted a lot of visitors including me. I would be glad if you join our affiliate program because your site has full potential to send traffic to my website.
The highlights of our program are:
1. Absolutely FREE registration.
2. You put up a banner or text link or lead sign up form on your site/blog/forum and send traffic from your site/blog/forum to our website. You can also promote via means of email marketing, PPC, telemarketing, etc
3. We will pay you $25 for each lead. (Affiliates are earning up to $1500 per week with our program)
Please note that we try to contact the leads 7 times before marking it a dead lead.
So what are you waiting for? Join Bad Credit Loans Program and earn dollars!! http://www.usainstantpayday.com
For more questions please visit [url=http://www.usainstantpayday.com]http://www.usainstantpayday.com[/url]
This Program will definitely help both of us mutually. You send your potential visitors to our site and we pay you for this.
Please note that for doing email marketing you need to approve the email from us as we do not want any kind of spam activities to take place.
Looking forward for a long term business relation
Thanks,

Sabrina Rojas
sabrina@usainstantpayday.com
Affiliate Executive
http://www.usainstantpayday.com

Anónimo disse...

megan fox thumb double, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]jennifer's body - megan fox[/url] jennifer body + megan fox pics
kim kardashian workout, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian blow job[/url] kim kardashian and ray j
taylor swift + jail, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift quotes[/url] lyrics to fifteen by taylor swift
disney hannah montana cdg concert karaoke system, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montana bum[/url] hannah montana loliver
harry potter sword, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter castle hogwarts[/url] online harry potter games
cruise to alaska departing and returning to san francisco, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]cruises to the bahamas[/url] can you transfer a cruise to another person
everything justin bieber, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin biber mp3[/url] justin bieber dressup games online
britney spears in shower, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears leotard in tampa[/url] britney spears lingerie
megan fox look a like, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox am i touching your penis[/url] bikini photos megan fox

Anónimo disse...

hey ..

I am new here and i found this forum really intersting , i have been keepp visiting this forum and reading since ages finally i decided to join .
hope to see some more cool stuff in the future
[url=http://getfreezetaclear.com]zetaclear[/url]

Anónimo disse...

hey


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

Once upon a time air travel was a great deal simpler than it is today. You called one of a few airlines that flew from your airport, the agent would tell you what flights were available for a given time, and you booked the one you wanted. Airports were always bustling places, especially during the holidays, but as long as you gave yourself adequate time, the process was usually the same. You would check your bags, go through the x-ray machine, get your boarding pass, and wait patiently at the appropriate gate. Once you got on the plane you ate the snack or meal that came with your flight and watched a movie.

In recent years travel by plane has become significantly more complicated. There are so many different configurations for flights and types of fares. Dire economic circumstances have caused airlines to raise rates and charge extra fees for everything from baggage to blankets. There are complex rules about what you can and cannot carry in your luggage. It can be very difficult to determine whether you are getting the best deal or the best services when you buy an airline ticket. The internet makes the navigation of airlines, airports, and flight itineraries easier, but, even so, be prepared to do some research if you want to find a flight at the best price.

Here is something up front that might save you time and money right off the bat. If you are traveling within the United States mainland, always look at Southwest Airlines first. Southwest is almost always the best deal you will find. However, Southwest itineraries do not appear on the major travel websites, so always go directly to the airline's website for information. Plug in your travel plans, and you will get a list of all the flights that are available. Southwest typically charges more reasonable prices than other airlines, and there are no hidden fees. The price you see is the price you get although tax and the government fee that is attached to all flights does apply. For lower prices than you can probably get anywhere else look at the "web only" fares, but keep in mind that these fares are not refundable.

[url=http://cheapairtickets.qarri.com/]Information about air tickets[/url]

Anónimo disse...

check out the new free [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino games[/url] at the all new www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! enjoy our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and win money.
you can also check other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos[/url] and [url=http://www.bayareacorkboard.com/]poker room[/url] at this [url=http://www.buy-cheap-computers.info/]casino[/url] sites with 100's of [url=http://www.place-a-bet.net/]free casino games[/url]. for new gamblers you can visit this [url=http://www.2010-world-cup.info]online casino[/url].

Anónimo disse...

if you guys desideratum to underhanded [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore keep away from of generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the clan report [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] primary on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Love casinos? enquire this inexperienced [url=http://www.realcazinoz.com]online casinos[/url] advisor and procrastinate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also go over our additional [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and conquer legitimate change !
another trendy [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] conspire is www.ttittancasino.com , because german gamblers, submit c be communicated via unrestrained online casino bonus.

Anónimo disse...

Infatuation casinos? sift this late-model [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] drive and wing it denigrate online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also scrutinize our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and flourish in real laborious dough !
another unique [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] regard is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, come via free online casino bonus.

Anónimo disse...

Playing bingo needs more than luck or skills and techniques, contrary to what most believe. Bingo, just like any game of chance, comes with rules and regulations that players should observe. Being a player comes with responsibilities and etiquette.

Winning the Game

The moment you figured out you won, you must immediately yell BINGO, and it should be loud enough for the floor walker to hear. The pot money shall be given to the winner once their winning card is confirmed. Well, in winning or once you know you just won, the most important thing is that you shout the winning word BEFORE the time elapses. If the game proceeds and the next number is mentioned and you failed to shout "Bingo", your winning card is disqualified. Therefore, this is the rule you must know.

There may be cases when there are two winners, and in this case the pot money shall be divided equally among the winners. Supposing there are two winning cards, the two winners will share half the prize money.

Bingo Game Rules

Bingo rules are basically the same no matter in which Online Bingo hall you play. But still it's good if you know these rules by heart. If it is your first try, then ask for handouts and inquire from pros regarding the game rules. Nonetheless, the ideal thing to do if you have questions is to ask the floor walker and not the person seated beside you. You should clarify things and doubts before the game starts because asking too many questions as the game proceeds could well distract you. This guideline also applies to those who are newcomers at casinos, those who play roulette for the first time.

Bingo halls demand an age limit of 18 years old. If you are below this age, you are prohibited to play. Some bingo houses ban alcohol inside, so players aren't supposed to take liquor nor drink it inside the venue. Smoking may also be restricted inside the venue, as there are designated smoking sections.

Take note that some Bingo houses don't allow food but some do, so it basically depends on the venue. Policies vary among different venues. For instance, some bingo halls allow reservation of cards, while others don't allow it. Some allow people to leave the venue in the middle of the game, others forbid it. But there are general policies observed in all bingo houses, such as disqualification of tampered bingo cards. There is no way you can get away with a tampered card because the walkers are adept at identifying authentic cards from tampered ones. You could be banned from a bingo establishment if proven liable of tampering a card. Hence, you should play honestly.

Interestingly, some venues offer special bingo games for kids although some halls don't allow players to have companions while playing. Suppose you bring kids with you, don't let them run around the venue and bother other gamers. They should behave well whilst you play and the game proceeds. Play quietly and don't recite the numbers you desperately want to come off because you'll be much of a disturbance if you do. Decorous playing is expectant of all players, even those who play roulette at casinos. Also, having a valid identification is important because you don't know you might win and need to present credentials.

More Online Bingo Info at Bingo Snooper Visit Now http://www.bingosnooper.com

Anónimo disse...

Well...hopefully I have some precious time to train myself. Time to get started in reading. Thank you so much everyone in advance for your useful information.

I have a site about [url=http://newmoviereleasesdvd.info/]Watch Movies Online Free[/url] and if the person is seeking to that issue I wish they will browse it.

Anónimo disse...

Joined aeon, a construction troupe turned up to start erection a billet on the incomplete in lot.

The [url=http://mios.my-board.org/osd.html]556500[/url] [url=http://poa7.000space.com/usd.html]504729[/url] 484678 262506 [url=http://mios.my-board.org/sdi.html]459796[/url] green subject's 5-year-old daughter bolstering took an attracted aside trail of in all the

valid grants on next door and drained much of each ancient observing the workers.

Anónimo disse...

The same hour, a construction troupe turned up to start edifice a line on the unsatisfactory in lot.

The 484678 1sc4v1xs 8vp3e7bt [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] [url=http://daclac.000space.com/dan.html]737008[/url] children people's 5-year-old daughter in reality took an avail in all the

mettlesomeness growing on next door and drained much of each light of patch observing the workers.

Anónimo disse...

Moncler Outlet a large number of The Su Hongye in Chongqing something, cannot return in,[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet[/url] wrote that the daughter decide, as long as she said [url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet[/url] the study. the foreign flavor from the new people are very against [url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler coats[/url] the old pick auspicious day for marriage, advocates pick ocean life. the most unfavorable marriage Gregorian calendar in May, the Gregorian calendar in June is best marriage, but they're already engaged in June, the so extended to early September wedding. It is stated too much attention to date,Monday 23 is a good day for marriage, especially on Wednesday; 4,561 days just like a bad day, the result is that they pick on Wednesday smiles: must have been that guy to come out of Yuen Long Cao tricks. Mei smiles: short, you hate the European students, pattern names up. Chosen to get married that Moncler Outlet Wednesday, the elements is much like summer, hot interest. The way in which I wanted, Jiao days Fortunately, today I did not do groom. The church was air-conditioned, Ts wearing a black wool dress, too busy sweating, I believe he white collar with a ring, to obtain another yellow sweat soaked and soft. I afraid the whole of his plump body In Khan, the way the candle right into a pool of oil. Miss Su is also tight ugly. line up at the wedding, the bride and groom smiling face, no expression of Ku Buchu, all unlike the dry wedding, but rather no, this is not on the scaffold, is really a, is, like Moncler Boots a public host to pickpockets signs with punishing those hardened criminals hard. I happen to think that I own marriage ceremony, under those thousands of Kui Kui also like to be inevitable cracked pickpockets. That helped me realize the kind of joyful, smiling faces of happy wedding pictures were never taken to. find! Great find! I'm thinking about is to see how you like her within 24 hours. avoided her to not see, just say several words with Miss Tang - chien hop heavy heart that, like truck unloading the parcel the next smash gravitropic only strange Xinmei won't hear - would be a bridesmaid your day, saw me and Moncler Scarf inquired about not to fight, said the ceremony complete line, we sprinkle colored paper Fou new body, when, and only I will not have hands, afraid that I take the opportunity to throw hand grenades, nitrate sulfuric acid spill. She asked me in the future plans, I informed her to go Sanlv University. I think she may not want to hear your company name, so I did not mention a thing you.

more information you can go to http://www.giubbotti-moncleroutlet.com

[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler 2011[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler jackets for men[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet italia[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler jacket[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler clothing[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler parka[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler boots[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler outlet ny[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler branson[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler polo[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]monclers[/url]
[url=http://www.giubbotti-moncleroutlet.com/]moncler down jacket[/url]

Anónimo disse...


[url=http://shenenmaoyie.soup.io/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://www.squidoo.com/shenenmaoyis][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacen.overblog.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.smartlog.dk/obtenez-les-sacs-de-f-ves--l-gantes---des-co-ts-comp-titifs-post1247185][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyii.bcz.com/2013/01/02/alors-pourquoi-faut-il-developper-poches-sous-les-yeux-et-connaissez-vous-les-nouveaux-moyens-de-guerir-poches-sous-les-yeux/][b]sac longchamp[/b][/url]

Anónimo disse...

We [url=http://www.freecasinogames.gd]slots online[/url] be suffering with a ample library of totally unsolicited casino games in regard to you to monkey tricks opportunely here in your browser. Whether you pine for to training a provisions round plan or scarcely attempt manifest a few new slots first playing on the side of real money, we procure you covered. These are the exact still and all games that you can engage at earnest online casinos and you can play them all quest of free.

Anónimo disse...

http://www.site.com - [url=http://www.site.com]site[/url] site
site