sexta-feira, junho 09, 2006

A insustentável leveza de ser mulher

"Olha lá, achas que esta roupa me fica bem?"

Aparentemente, esta simples frase nada tem de extraordinário, ou complexo. No entanto, é impressionante a avalanche de acontecimentos e emoções que dela pode derivar, senão vejamos:

- Quando a pergunta á dirigida ao respectivo consorte, o pobre, tem sempre 2 opções de resposta (os mais experientes sabem que esta é uma"tricky question", e tentam deseperadamente não ter de responder, olham atentamente para o que estão a fazer; Desviam a conversa para outro tema; Etc.):
Resposta 1: "Sim amor estás óptima! Fica-te muito bem!"
Resposta 2: "Hummm...essa roupa faz-te um bocadinho gorda..."

Claro que as duas respostas despoletam uma reacção diferente, leia-se:

Reacção á resposta 1: "O quê?? Achas que estou bem??? Então não vês este pneu enorme aqui a sair do lado (poderá ser pneu ou outro adjectivo semelhante que sirva o mesmo fim claro)??? Ah!!! Eu bem digo que tu não olhas para mim, só queres saber do futebol e dos teus amigos....Etc, etc.

Reacção á resposta 2: "O quê gorda??? Tu estás bem a ver o que estás a dizer??? Quem dera a muitas mais novas terem o meu corpo... tens outra melhor é???

Ambas as reacções são como é evidente seguidas de uma batida em retirada, acompanhadas de alguns impaupérios dignos de carroceiros, que algumas (já mais habituées) proferirão em voz alta, enquanto que outras (mais recatadas), proferirão mentalmente.

No entanto, é sempre importante notar que a 2ª resposta é bem pior que a 1ª, enquanto que a reacção à primeira suscita a batida em retirada e alguns poucos queixumes, a reacção à 2ª poderá causar uma reacção tipo melodrama. Ou seja, choro e ranger de dentes e até em casos extremos (se o consorte não desdisser rapidamente o que foi dito) a queda da relação rumo a Titanic.

- Quando a pergunta é dirigida à melhor amiga (ou à pior porque nestes casos nunca se sabe), aí então o caso assume outros contornos, inevitavelmente elas, à semelhança do pobre, têm também duas opções de resposta, e são exactamente as mesmas acima citadas, pelo que nem vale a pena repetir.

Agora as reacções são bem mais abrangentes, no entanto mais silenciosas como convém:

Reacção à resposta 1: "Achas? Ah! Obrigada!" - isto é o que dizemos. Agora o que queriamos dizer: "Ah sua hipócrita, devo estar a fazer uma figura deplorável para tu dizeres que estou bem... sua "beach", etc, etc.

Reacção á resposta 2: Não há resposta... até porque ninguém está há espera que a fulana tenha a lata de nos dizer uma coisa daquelas... querem lá ver que a lambisgóia não tem espelhos em casa... ainda não viu os "camiões" de celulite que tem naquelas pernas... e aquele rabo... Bah! Nem vale a pena responder!

De salientar em qualquer dos casos que a "querida" amiga não perde por esperar, estará guardadinho para ela, na devida altura a respostinha. Quando ela menos esperar: "Ai querida! Essa roupica não te favorece nada!" e aí os mais atentos verão a auréola que nos cresce tal é o nosso ar angelical.

E vejam lá a confusão que uma frase tão simples pode causar.

Bom fim de semana a todas

16 comentários:

MaLLu disse...

XIIII!!!! Adorei :)
MAs como diz uma amiga minha quando lhe dizem que aquela roupa lhe fica mal porque se vê o pneuzinho da barriga... "tenho pneu, tenho, mas qual é o avião que não tem???"
Bjs XL,
R

Sol disse...

As mulheres são mesmo curiosas nas perguntas que fazem desse tipo, e nunca ficamos satisfeitas com as resposta.

Essa situação lá em casa acontece muito, mas eu optei por não ligar a bocas racionárias, e como sei que a outra metade não gosta de compras, a minha resposta é sempre a mesma, se não gostas vai tu às compras.

Um beijo enorme e bom fim de semana, espero que não chova para aproveitares a praia (eu por mim agradeço a chuva)LOL

:-)Susana

Xana disse...

E não é que nos somos mesmo um bichinho estranho!! Nunca está nada bem... eu pertenço ao grupo que desistiu de ir acompanhada as compras, o tipo aborece-se e depois começa tudo ou a ficar muito bem ou muito mal. Não tenho pachora!! vou sozinha....
bom fim de semana
tica

M. Céu disse...

ehehheehehhe!!

Realmente somos um sexo complicado de contentar!!!

Beijos grandes

Lília disse...

Somos de facto assim, mas é bom ser mulher, com tudo o que isso envolve.

Só passei para dar um grande beijinho, porque tenho andado ausente...
Mas tenho vindo ver-te, só não tenho é tido tempo para comentar.

Um grande beijinho e bom fim de semana.
Lita

Musa disse...

O máximo!!!!
É incrível como para nós, mulheres, uma pergunta ou uma frase tão simples podem trazer tanta bagagem, tanta complexidade!
Acho que é mesmo por isso que os homens nunca nos vão entender!
Beijihnos grandes e bom fim de semana!
Musa
PS: tb estava cheia de saudades!

cris disse...

Cá em casa é ao contrário! Como eu continuo com os meus 51 kilos, ele esta sempre a chamar-me de gorda!! Porque será?? Dor de cotovelo? lol
Beijocas

Anónimo disse...

Lol!!!
Vim aqui deixar-te um beijinho grande do boa noite! *

Kitty disse...

Só nós!
:)
Bom fim de semana
Beijinho

Unknown disse...

Ah Ah Ah Ah! Já me fartei de rir!
Vou-me lembrar dessas perguntas e respostas na próxima vez q fôr contigo às compras!!!
Beijocas
Alexandra

Unknown disse...

Amiga,
Vim aqui só para te dizer qw vou estar uns dias de férias e por isso não me vais encontrar por aqui.
Muitos beijinhos e até ao meu regresso!
Alexandra

PS - Entretanto, vão pensando numa data para o nosso lanchinho, ok?

Smas disse...

Pois, as mulheres são umas complicadas, se não querem saber façam como eu: não perguntem!
EH eh eh
Bjs

Bem Me Queres disse...

Mulher? Bichinho difícil!!!!!
Bjs docinhos
Cláudia

Lita disse...

Pois é, e não é só com o maridinho ou a melhor amiga!!
Depois das férias do ano passado deixei as fotos em casa dos meus pais e sabes que mais? A minha irmã veio-me confidenciar que a minha mãe lhe perguntou quem era aquele "saco de batatas" com o vestido de praia, vermelho!!! Vê lá, "saco de batatas"?!?! A mim disse-me que só perguntou porque pensava que era alguém que não conhecia. Imagina o que ela vê quando olha para o corpito da filha mais nova!?!?
Deixou-me o ego de rastos!
Beijinhos

Norita disse...

Não há nada mais complicado do que a Mulher, no entanto também não existe ser mais forte e extraordinário que a Mulher, por isso Viva a Mulher :)
Gostei imenso. Beijinhos e boa semana
norita30

... disse...

Sempre insatisfeitas!!!! Lolllll

Beijinho Stardust. Obrigado por "apareceres"!

Bacokinha