sexta-feira, outubro 27, 2006

Sexo?...

Não, Não pensem que eu depois de velha e neste estado em que me encontro vou fazer uma post "Hard-core". Nada disso, ainda vão ter de esperar um pouco para terem um post meu "apicantado", mas também existem centenas deles que descrevem "a coisa" muito melhor do que qualquer "dirty movie", que podem ser consultados.

Do que vou falar é de clichés, "lugares comuns", "frase feitas".

Todas sabemos, que as raparigas/mulheres quando atingem um determinado estado etário, são confrontadas pelos seu entes conhecidos (familiares, amigos e reles conhecidos) com a seguinte pergunta: "Então e tu quando casas?" - partindo estas pessoas do principio que é um dado obrigatório e adquirido o casamento. E se as pobres por qualquer motivo não casam e fazem o gosto ao pessoal, serão inquiridas até aos restos dos seus dias, tendo em consideração que quanto maior for a idade, maior será a crueldade dos comentários que se juntam à simples pergunta.

Ora, se se prossegue para o dito enlance, temos que surge inevitavelmente outra pergunta, e existem até pessoas que no dia do casamento, não deixam de a fazer: "E filhos para quando?" - também aqui, partindo do pressuposto que o casal em questão é obrigado a ter filhos, isto quer queira quer não, e pior ainda, como todas sabemos - Se os pode ou não ter - é claro que nesta fase as nossas respostas ainda são ingénuas e até nós julgamos que fazer um filho é chapa 5. Mas não é disso que vou falar (até porque todas nós sabemos bem demais o significado da palavra infertilidade). Claro que essa pergunta, bem como a outra anterior sobre o casamento, se vai tornando mais e mais insistente à medida que passam os anos, e chega, quantas e tantas vezes cheia de segundos sentidos e palavras maldosas.

Quando por fim, se consegue o casamento e os ditos rebentos, eis que surge um outro cliché: "Então já sabes o sexo?" - A pessoa, chega de uma consulta, duas consultas, três consultas, e as pessoas não querem saber se as crianças estão bem... Querem saber qual é o sexo... Ora, e também aqui não se admite que a pessoa tenha o direito de optar por saber ou não saber, ou até que nem queira saber de todo.

Isto tudo para vos dizer minhas queridas amigas, que eu não quero saber o sexo dos meus pipis, não quero saber se são gajos ou gajas ou até um casal. Quero e isso sim, em primeiro lugar que sejam... Depois se conseguirmos que sejam, que sejam saudáveis e perfeitos, e por fim que consigamos criar pessoas de bem. A única verdadeira surpresa que a vida nos pode fazer é esta, quero aproveitá-la até quando puder, e depois eu amo estes pequeninos seres sejam eles o que forem.

Ah, e não esquecendo que quando nascem os pimpolhos, a pergunta que se faz de seguida, é inevitável: "Então e o segundo quando vem?" - se bem que no meu caso, o pessoal vai ficar um bocado baralhado, porque, a correr tudo bem, serão dois, então já não me podem perguntar pelo segundo, será que vão perguntar pelo terceiro??? Vai ser duro...

É claro, que na sua maioria as pessoas não fazem por mal, é só um sentimento instituído, a que ninguém consegue fugir. E nós muitas vezes também não. O que é certo é que é assim mesmo, não conseguimos evitar.

Beijos a todas e bom fim de semana

33 comentários:

Angela disse...

No meu caso antes do "quando é que casas?" ainda ouvi 2 anos de "quando é que acabas o curso?".
Neste momento a pergunta "então e filhos?" arrepia-me !!!
Nunca tinha conhecido ninguém que não quisesse saber o sexo dos filhos, és a primeira, mas acho muito corajoso da tua parte por uma questão de logistíca.
Vai sempre dando notícias dos pimpolhos, que a gente não quer saber o sexo deles, queremos é saber se estão bem, se mexem muito e essas coisas todas.
Beijocas e bom fim de semana

Xana disse...

Tens razão, quanto mais penso no facto de não quereres saber se os pipis são "mininas" ou "mininos", acho que tens razão.. o importante é que sejam....
quanto ao resto, será sempre assim que há a fazer??
beijocas de uma desinspirada

tica

Sónia e MI disse...

:))))
quem me dera ter conseguido resistir LOL
Mas quando fui fazer a eco de urgência a médica disse-me para não me preocupar pq a minha menina estava bem... pois :P

tixa disse...

Sabes que não é por mal a pergunta sobre o sexo, tb eu já caí nessa pergunta, é uma questão de curiosidade, porque à partida julga-se que está tudo bem com a gravidez e com o/os bebé/s percebes?
Eu agora estou mais na fase em que toda a gente pergunta pelos filhos e eu sorrio e respondo gentilmente, mas doi não ter novidades, mas ainda não estamos a tentar à muito tempo.
Bjcas grandes

Unknown disse...

Pronto...a carapuça tb me serviu na perfeição...Bem, mas o motivo pelo qual eu gostava de saber era por mera curiosidade feminina e tb para me facilitar a escolha na hora de comprar as respectivas prendinhas. Mas acho q tens toda a razão! Sejam meninos ou meninas, o q importa é q corra tudo bem e q sejam saudáveis!
Um beijo grande
Alexandra

Anónimo disse...

Ui, todas essas perguntas ouvi e desde que o meu filho naceu que oiço o tal: "E qd vem o 2º???" e eu respondo: "Tens ai 5.000 € para fazer novo ttt? E isso ´s só para ccomeçar, pois este precisou de 5, queres fazer as contas?" Gosto de os deixar sem fala....

Qto ao sexo, tens razão, o mais importante é saber se estão bem, mas tb é giro entrar na loja e decidir entre o rosa e o azul, ou as 2 cores...

Bjs e fiquem bem

Maria Pereira + João Dinis (20 meses)

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente o teu post...
Parabéns...
Espero que corra tudo muito bem, hoje, amanhã e sempre...
Beijinhos
Marisa

Zanita disse...

Tens razão amiga....isto são só clichés....

Beijocas e bom fds

Norita disse...

Um post bem feito, como sempre :) Eu também confesso eu fui uma das que perguntei se querias saber o sexo dos pipis, prontos... isto é uma coisa genética se calhar e será dificil de passar. Mas realmente tens razão o importante é que sejam e depois que sejam perfeitos e com saúde.
Beijinhos grandes e bom fim de semana

M. Céu disse...

:D
Gostei! Aí está uma dissertação sobre os factos mais fundamentais da vida de uma mulher... casar ... ter filhos ... só já falta perguntarem se sabe cozinhar e passar! LOL

Beijos

Ps. e não estás um pouquinho curiosa com o sexo dos pipis? ;)

Bem Me Queres disse...

Amiga, desejo-te uma gravidez mt tranquila e que os teus "pipis" continuem com mta vontade de crescer.
Bjs doces
Cláudia

cris disse...

Mas eu continuo aqui a adivinhar que vão ser dois traquinas, bem giros como a mãe!!!!!
Beijocas

viviana disse...

é verdade!
vi dando noticias e jokas fofas e um bom fds

Kitty disse...

"Elementar, meu caro Watson"
:)
Bom fim de semana
Beijinho

Co(S)mic Gal disse...

E eu aki já na esperança que fosses fazer um post super perverso e hard core lololol
As pessoas teem sempre qualquer coisa pa perguntar, se n é o casorio é os filhos se n é os filhos é o sexo, se n é o sexo é os netos e por ai adiante lolol
Muitas Bjokax e Boa semana(falta muito pa 4ª?)

Nina disse...

:)
Princesa, aí está uma decisão que, naturalemente, respeito:)
Um conselho: não tarda, estás a receber uma chamada do centro de genética, por causa da amniocentese.
Quando atenderes, diz logo que não queres saber o sexo dos teus Pipis, porque é uma das informações que te darão logo:)
Mais: não leias a carta que te vão enviar, porque nela tb vem essa certeza:)
Meninos, meninas ou menino e menina, o que eu sei é que esses Pipis já são uns lindos bebés que te vão "torturar" e trazer-te ainda mais alegrias!
Beijinhos aos 3

Penélope disse...

Eu passei por isso ...
Saudáveis, mas ... 'a curiosidade matou o gato' ...!
Fiz amniocentese, quando me telefonaram a dizer que o bebé não tinha qq problema chorei de alegria, de emoção e ... esqueci de perguntar o sexo ... é claro que nessa noite mal dormi e no dia seguinte, depois dos festejos (está tudo bem com o bebé, está tudo bem, iupiiiiiii!!!) a curiosidade foi mais que muita ..... telefonei para o laboratório- girl, it's a girl ;)

Bjs

R. disse...

Sabes que sou como tu, se algum dia vier a ter a sorte de passar por esse estado de graça, o sexo da(s) criança(s) será o que menos me importará. Também acho que há uma preocupação exagerada com o sexo dos bebés como se disso dependesse uma série de importantes decisões. Claro que compreendo a curiosidade mas não compreendo o exagero. Eu pergunto às minhas amigas se já sabem o sexo mas apenas depois de saber que está tudo bem.

beijinhos

Alexandra disse...

E a supresa no dia vai saber muito melhor, tenho a certeza. Agora só resta esperar e desejar que tudo corra bem

um beijo enorme

Amor de Mãe disse...

Tens toda a razao, embora no meu caso, ng me perguntou quando eu casava, pk casei aos 18 anos e ninguem estava a espera... tambem nao me perguntaram por filhos, pk engravidar aos 20 anos, na cabeça de muita gente, é mt cedo... e ca estou eu gravida!!!
Qt ao sexo, isso sim, ja me perguntaram muitas vezes... é uma especie de pergunta de praxe, tambem para saber cm ao tratar o rebento... a minha sogra nao sabe o sexo, pk ainda tb nao sabemos, mas trata-o sempre por Afonso- nome k vamos dar no caso de ser menino-... e estranho... uns tratam-no por rapaz, outros por rapariga... ao contrario de ti, kero saber o sexo do bebe por causa disso... para o começarem a chamar por akilo k ele é!!LOL

Mas, sobretudo, kero k ele esteja bem e saudavel... ja perdi um, e a dor é imensa.. nao aguentaria se acontecesse algo a este...

Por isso, compreendo-te perfeitamente!!!Assim, no dia do nascimento, teras uma grande surpresa... e ate la, e depois disso, a prioridade sera smp a saude e o bem estar dos teus dois bebes!!!

Obrigada pela visita e comentario!!

Jinhos e optima semana

http://sonharealizar.blogspot.com

Nina disse...

:) Eu tinha percebido as tuas razões, linda, apenas não o mencionei porque não quero falar em coisas tristes e porque desejo o melhor para ti e para esses lindos Pipis:)
P.S: esqueces que sou mt velhinha e que já sei umas coisitas??Lol
Deixa-me dizer-te algo que ainda não te disse: escreves tão bem!
Beijinhos aos 3 e esses Pipis que se portem bem:)

Lília disse...

Amiga,

Acho que é uma pergunta sem maldade, eu mesmo tenho essa tendência... é uma curiosidade que não consigo controlar.
Tenho 2 amigas grávidas neste momento e estou desejosa de saber o que elas vão ter...

Admiro muito essa tua decisão, eu tenho a certeza que quando for comigo vou roer-me de curiosidade até saber o que é.
Mas tens muita razão no que dizes. O importante não é saber o que é, o que importa mesmo é saber que são saudáveis e que estão bem. Isso sim é que importa, o resto é curiosidade.
E eu sei que dentro de ti, independentemente do sexo, estão dois bebés lindos.
Só terei que esperar até ao final para saber quem são os teus pipis!!

Um grande beijinho,
Lita

Anónimo disse...

miga... tentei marcar consulta do dr Ant. B. como a Alexandra e tu me aconselharam, mas já n dava para o dia q eu queria, então marquei na dra helena s., que trabalha com ele em gaia! conheces?! o que achas? beijinhos

M. Céu disse...

Bom feriadinho!
Beijocas!

Maria disse...

As pessoas fazem sempre as mesmas perguntas, são pouco originais! A mim não me perguntaram quando é que me casava porque casei aos 23 anos, logo no ano a seguir a ter terminado o curso e com pouco tempo de namoro mas, em compensação, há três anos que oiço a pergunta sobre os bebés.

E o que importa é que os pipis estejam bem! :D

Beijocas grandes!

Norita disse...

Linda passei para te desejar um excelente fim de semana. Beijoquinhas grande para ti e para os pipis

Anónimo disse...

olá, sabes q nós cá em casa tb não anadmos mto ansioso por saber se é menino ou menina. apenas queremos saber se está tudo bem, o sexo não é das coisas q + nos preocupam, bjs Tuga

Uma vida (im)perfeita!!! disse...

Olá amiguinha.
Passei aqui para ver se estava tudo bem contigo e para te deixar um grande e carinhoso beijinho.
Espero que tenhas uma boa semana.
Carla

Anónimo disse...

Cara Stardust,
Descobri o teu blog ainda ontem e não consegui deixar de o ler por completo.
É impressionante a tua forma de encarar um problema que eu nem imaginava que tanta gente encarava. E que tive de eu própria encarar de uns anos prá cá.
Tenho andado a ler tudo que se fala sobre infertilidade na internet. Não tive, ainda, foi coragem de me expor como vocês tão bem fazem. E ainda bem que o fazem porque os vossos testemunhos são reconfortantes.
Adoro a tua maneira de encarar os factos e, mais ainda, a tua maneira de expressar seja o que for.
Vi-me em muitas das situações que descreveste. Também senti um elefante na minha barriga após a punção. Também senti-me completamente totó, após o suprefact, a tentar injectar-me com aquela caneta de gonal.... Desde ontem, ao ler o teu blog, eu ri e chorei...
E mais contente estou por saber que os teus pipis já existem e estão estão bem.
Parabéns. Tenho a certeza que serão pessoas muito felizes.
Um grande abraço,

Nina disse...

Como estás, querida?
Não me digas que esses 2 Pipis te andam a arreliar:)
Um beijinhos para os 3

Norita disse...

Oi linda,
Passei só para te deixar um beijinho. Espero que te encontres bem, assim como os pipis.
Beijinhos

Unknown disse...

Onde andas tu, mulher??
Espero q esteja tudo bem contigo e com os pipis!

Beijinhosssss
Alexandra

Smas disse...

Olha, já passei por tantas dessas perguntas... e te garanto que a pergunta sobre o terceiro virá.
Também acho que o sexo não é importante, o importante é que estejam bem.
Bjs