segunda-feira, março 23, 2009

Os acidentes com crianças

Esta tem sido uma época negra para as crianças. De repente, parece que todos os dias vemos ou ouvimos notícias acerca deste ou aquele acidente com crianças muito pequenas.

Começamos com aquela pobre alma que se esqueceu do filho no carro; Passamos por um pai de marcha atrás a atropelar a filha de 18 meses; Por um miúdo de 19 meses a cair de um quinto andar; Outro de 4 anos a ser levado por uma onda; E a última uma criança de 2 anos a morrer afogada numa piscina.

Isto tem sido demais...

Ora eu que sou uma mãe, de per si stressada com a segurança dos infantes, ando ainda mais stressada. Eles estão numa fase muito perigosa, qualquer coisa é novidade para eles, a novidade é sempre apelativa e movem-se a um ritmo assustador.

Já abrem portas, portões, já pegam em bancos e cadeiras para chegarem onde querem, e o perigo espreita por todo o lado.

Para mim é muito dificil sair sózinha com os dois, porque eles nem sempre vão de mãozinha dada comigo, durante um tempo lá os consigo manter calmos, mas rapidamente a coisa descamba e começam a querer ir um para cada lado. E aí nem imaginam a festa...

É evidente, que ao referir-me aos acidentes acima mencionados, longe de mim querer criticar, antes pelo contrário, agonia-me pensar que a qualquer momento pode acontecer uma tragédia que pode mudar para sempre as nossas vidas. E tenho medo.

Tenho medo, porque eu também, não estou livre que aconteça alguma coisa aos meus meninos de ouro, sendo comigo ou com os outros...

As piscinas então perseguem-me nos meus pesadelos e durante o dia. Onde estão durante a semana têm piscinas, nos dois lados. Todos os dias massacro por causa disso, agora que eles sabem o que é e querem chegar perto. Assusto-os até á exaustão com todos os bichos e lobos maus que conheço, dizendo-lhes que estão na piscina, mas temo que não seja suficiente para afastar aquela curiosidade que têm... E tenho medo.

Acho que uma característica comum às mães da infertilidade será a de serem ansiosas, super protectoras, stressadas. Eu sou! Estou sempre de olho neles, tentando prever o que vem a seguir. Se se engasgam vou a correr, se caem também, em casa não tenho janelas abertas quando eles lá estão, se saio da cozinha quando estou a cozinhar fecho a porta atrás de mim. Não os deixo sózinhos durante muito tempo se ir espreitar para ver o que estão a fazer.

No entanto, tenho a noção que basta um nanosegundo para que aconteça alguma coisa, e que mesmo fazendo tudo para supervisionar, naquele nanosegundo poderá falhar a supervisão. E que vida alucinante que nós levamos, nos leva por vezes a andarmos tão cansados que podemos falhar mais do que aquilo que deviamos, e então temos situações com as que têm acontecido ultimamente...

Beijos a todas

terça-feira, março 17, 2009

O bolo do Noddy

Este foi o bolo que fez as delícias da pequenada, feito por esta menina, estava espectacular e muito bom. O pequeno L queria muito "brincar" com este carro do Noddy, e foi com enorme desilusão e sofrimento que viu o seu brinquedo favorito ser destruído pela mãe.

Só dizia: "O Noddy partido... O Noddy partido..." - com aquela carinha de anjo e com os olhinhos azuis muito tristonhos.

Confesso que vi "a coisa" mal parada, estava a ver que ele ia desatar numa choradeira, mas ele lá se aguentou na brincadeira com os primos, mas de vez em quando lá vinha à mesa olhar para o pobre Noddy delapidado...

A M, menina muito independente, não quer sequer saber desses pormenores, até porque gosta do Noddy "e tal", mas não liga muito. Do que ela gosta mesmo é de peles (sim peles e pêlos), tudo que seja assim muito macio e peludo para se enroscar. É uma autêntica gata borralheira.

Beijos a todas

segunda-feira, março 16, 2009

2º Aniversário

E foi ontem...

o 2º aniversário da M e do L, mais um dia de amor em estado puro nas nossas vidas.

O dia estava lindo como há dois anos atrás, estava calor mesmo.

Eles excitadissimos com o "carro do Noddy" (o bolo) e com os balões, com a decoração do Noddy, nem queriam dormir a sestinha...

Na hora dos parabéns, o sorriso no rosto demonstrava que não estavam a perceber aquela excitação toda, mas que sabiam era dirigida a eles. Estão grandes...

Há noite adormeceram os dois na minha cama e lembrei-me da primeira noite deles... Sem mim...

Agora a caminho dos três, quero aproveitar, porque passa tão rápido, os meus meninos já não são bebés...

Beijos a todas